09/01/2019

A importância do Endocrinologista Pediátrico

A Endocrinologia é a área responsável pelo tratamento de doenças ou transtornos de glândulas endócrinas, as responsáveis por produzirem os hormônios.

Na pediatria, o especialista desta área trata de problemas hormonais que podem ocasionar disfunções na fase de crescimento de bebês e crianças.

Vamos falar um pouco mais sobre esse assunto?

O que envolve a endocrinologia pediátrica?

A Endocrinologia Pediátrica é a área de atuação da Pediatria responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento de alterações hormonais desde o nascimento até o final da adolescência.

Durante a fase de crescimento da criança, alterações na produção hormonal podem vir a prejudicar o desenvolvimento metabólico do organismo.

Portanto, este acompanhamento se faz essencial para garantir a saúde dos pequenos.

O acompanhamento de um endocrinologista pediátrico pode ser feito desde o nascimento da criança até o fim da adolescência, mais especificamente até a conclusão da puberdade (por volta dos 20 anos de idade).

Qual a diferença entre Adultos e Crianças especificamente em relação ao tratamento de doenças endócrinas?

Há doenças e alterações peculiares para cada idade. Um dos motivos, por exemplo, é que o adulto já completou seu crescimento e puberdade.

Além disso, o tratamento de algumas doenças na faixa etária pediátrica, como nas doenças da tireoide, a análise dos exames e a dosagem no tratamento são diferentes.

Quais os principais problemas atendidos na Endocrinologia?

As doenças que o endócrino pediatra acompanha com mais frequência são: baixa estatura, obesidade, puberdade precoce, diabetes, alterações nos hormônios da tireoide, hipertensão e qualquer doença relacionada a alterações na produção de hormônios e metabolismo dos ossos.

Assim como as doenças apresentadas durante o período neonatal, como hipoglicemia, distúrbios da diferenciação genital e hipotireoidismo congênito (diagnosticado no teste do pezinho).

Quando devo procurar um Médico Endocrinologista?

Geralmente o pediatra da criança geralmente requisita um especialista nessa área, mas os pais se desejarem também têm autonomia para procurá-lo.

Alguns sinais e sintomas podem ser avaliados pelos pais, mas principalmente são detectados de forma mais adequada e precocemente pelo pediatra que realiza o acompanhamento da criança.

Dentre dos quais: desaceleração do crescimento, sinais de puberdade antes dos 8 anos em meninas e antes dos 9 anos em meninos, sobrepeso e obesidade, sintomas compatíveis com diabetes tipo I (emagrecimento, aumento da sede e frequência urinária), fraturas ósseas frequentes, entre outros.

Portanto, é de extrema importância ficar atento a esta tão delicada fase da vida.

Não deixe de garantir um crescimento saudável, feliz e seguro para os pequenos!

Conte sempre com a equipe de profissionais da Amare Pediatria.

POR Luana Bertinatto Bolson Endocrinopediatra
(CRM: 30502 | RQE: 21764)