A Endocrinologia é a área responsável pelo tratamento de doenças ou transtornos de glândulas endócrinas, as responsáveis por produzirem os hormônios.
Na pediatria, o especialista desta área trata de problemas hormonais que podem ocasionar disfunções na fase de crescimento de bebês e crianças.
Vamos falar um pouco mais sobre esse assunto?
O que envolve a endocrinologia pediátrica?
A Endocrinologia Pediátrica é a área de atuação da Pediatria responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento de alterações hormonais desde o nascimento até o final da adolescência.
Durante a fase de crescimento da criança, alterações na produção hormonal podem vir a prejudicar o desenvolvimento metabólico do organismo.
Portanto, este acompanhamento se faz essencial para garantir a saúde dos pequenos.
O acompanhamento de um endocrinologista pediátrico pode ser feito desde o nascimento da criança até o fim da adolescência, mais especificamente até a conclusão da puberdade (por volta dos 20 anos de idade).
Qual a diferença entre Adultos e Crianças especificamente em relação ao tratamento de doenças endócrinas?
Há doenças e alterações peculiares para cada idade. Um dos motivos, por exemplo, é que o adulto já completou seu crescimento e puberdade.
Além disso, o tratamento de algumas doenças na faixa etária pediátrica, como nas doenças da tireoide, a análise dos exames e a dosagem no tratamento são diferentes.
Quais os principais problemas atendidos na Endocrinologia?
As doenças que o endócrino pediatra acompanha com mais frequência são: baixa estatura, obesidade, puberdade precoce, diabetes, alterações nos hormônios da tireoide, hipertensão e qualquer doença relacionada a alterações na produção de hormônios e metabolismo dos ossos.
Assim como as doenças apresentadas durante o período neonatal, como hipoglicemia, distúrbios da diferenciação genital e hipotireoidismo congênito (diagnosticado no teste do pezinho).
Quando devo procurar um Médico Endocrinologista?
Geralmente o pediatra da criança geralmente requisita um especialista nessa área, mas os pais se desejarem também têm autonomia para procurá-lo.
Alguns sinais e sintomas podem ser avaliados pelos pais, mas principalmente são detectados de forma mais adequada e precocemente pelo pediatra que realiza o acompanhamento da criança.
Dentre dos quais: desaceleração do crescimento, sinais de puberdade antes dos 8 anos em meninas e antes dos 9 anos em meninos, sobrepeso e obesidade, sintomas compatíveis com diabetes tipo I (emagrecimento, aumento da sede e frequência urinária), fraturas ósseas frequentes, entre outros.
Portanto, é de extrema importância ficar atento a esta tão delicada fase da vida.
Não deixe de garantir um crescimento saudável, feliz e seguro para os pequenos!
Conte sempre com a equipe de profissionais da Amare Pediatria.