19/05/2020

Cuidados com o coto umbilical

Durante a gestação, o cordão umbilical é responsável pela transmissão de nutrientes e oxigênio da mãe para o bebê. Com o nascimento, o cordão umbilical é pinçado e cortado, ficando apenas uma pequena parte no bebê, chamada de coto umbilical.
No início, este coto umbilical é geralmente gelatinoso e claro, tornado escuro e seco até se desprender e cair. A queda do coto ocorre entre o 7º e o 15º dia de vida do bebê. Até lá, ele precisa ser bem limpo, de maneira a evitar infecções. No entanto, o aspecto do coto umbilical e os cuidados podem deixar os pais inseguros neste momento.
A primeira coisa a saber é que o coto umbilical não possui terminações nervosas, portanto, o bebê não sente dor durante a higienização e, a ausência deste cuidado, pode comprometer a saúde do bebê.
O coto umbilical também precisa ser mantido seco para uma boa cicatrização. Portanto, os cuidados com o coto umbilical devem ser tomados a cada troca de fralda e após o banho. Estes cuidados incluem:

  • Lavar bem as mãos antes de fazer a higiene do coto umbilical;
  • O bebê pode tomar seus banhos diários sem nenhuma proteção especial do coto umbilical. Após o banho, seque-o suavemente com um pano ou toalha limpos;
  • Evitar o toque direto no coto. Você pode utilizar uma gaze ou toalha para segurá-lo e movimentá-lo com uma mão, enquanto higieniza com um cotonete usando a outra mão;
  • Para a limpeza, use um cotonete umedecido em álcool a 70%, iniciando pela base e higienizando em todo o seu redor e no restante do coto umbilical;
  • Após a higienização, posicione a fralda abaixo do umbigo a fim de evitar a contaminação do coto por urina e fezes;
  • Nunca puxe o coto umbilical. Deixe que ele se desprenda sozinho;
  • Não é recomendada a utilização de faixas, curativos oclusivos, moedas ou qualquer outro objetivo e/ou substância no coto.
  • Observar presença de sangramento, odor, vermelhidão ou secreção e comunicar o pediatra diante de qualquer alteração.

 

POR Patrícia Furukawa Enfermeira e consultora em aleitamento materno, sono e cuidados com o bebê.

COREN: 118748