21/12/2017

Consulta Pediátrica Pré-Natal

Você sabe a importância da consulta pediátrica pré-natal?

Atualmente, já é consenso que a primeira atividade de cuidado ao bebê e puericultura é a consulta ainda no período de gestação, chamada de consulta pré-natal.

Nela, os pais começam a estreitar a relação de confiança e o estabelecimento de vínculo dos pais com o Pediatra que fará os primeiros cuidados ao recém-nascido.

Afinal, este profissional provavelmente acompanhará seu filho nas consultas de rotina, até a adolescência.

O que acontece na consulta pediátrica pré-natal?

Durante a consulta pré-natal com o Pediatra é importante que os pais discutam seus anseios, preocupações e necessidades em relação à criança

Veja este profissional como um aliado da sua família.

O principal objetivo desta consulta é estabelecer um vínculo afetivo entre família e Pediatra.

E também permitir a detecção de problemas gestacionais relacionados ao bebê, realizar uma avaliação geral da família e iniciar a orientação preventiva, como amamentação, primeiros cuidados com o recém-nascido, higiene, segurança e imunizações.

É nesta consulta que o Pediatra orienta a mãe sobre os tipos de parto, com ênfase no bebê, assim como explica os procedimentos que serão tomados após o nascimento e a rotina da maternidade onde este bebê irá nascer.

Quando procurar um Pediatra?

Desde 1984 recomenda-se que essa consulta se realize no terceiro trimestre de gestação, especialmente a partir da 34ª semana.

Para as famílias que não realizaram a consulta pré-natal é importante conhecer o Pediatra no ambiente hospitalar antes do nascimento, relatar as dificuldades e problemas da gestação relacionados ao bebê e os anseios em relação aos primeiros cuidados com o recém-nascido.

O Pediatra é o profissional ideal para os cuidados com o bebê, ainda que seja no ambiente intra-útero.

POR Tatiane Migliorini Pediatria Geral • Puriecultura
CRM: 29238 | RQE: 17919