16/06/2020

Preparando a chegada do bebê: dicas e enxoval consciente

A gravidez é um momento único e especial na vida de qualquer mulher! Passado a euforia do exame positivo, do primeiro ultrassom e de contar a notícia para os familiares, vem o desejo de começar a pensar no cantinho do bebê, nas roupinhas e utensílios necessários para a chegada do novo membro da família! 

Parece, inclusive, que as redes sociais sabem do resultado do exame de gravidez antes de você, pois começam a mostrar anúncios de coisas incrivelmente fofas, muitas novidades e um outro tanto de coisas que, em um primeiro olhar, parecem indispensáveis. 

Diante de tantas coisas que o mercado oferece e tantas informações, muitas vezes geram-se gastos extras e desnecessários em produtos, e economia em coisas preciosas como cuidados na gestação, parto, pós-parto, vacinas, pediatra e consultorias. 

Por isso, é importante nessa hora refletir sobre quais serão os cuidados e coisas essenciais para o bebê, e quais cuidados serão essenciais para a mãe. É preciso lembrar que, muito mais do que coisas materiais e objetos fofos, os bebês precisam de carinho, amor e presença.

Há inúmeras listas prontas na internet sobre itens e quantidades de coisas para o enxoval do bebê, mas é válido ter em mente que cada família possui uma necessidade diferente. 

O que pode ser útil para uma mãe, pode ser sem serventia para outra. É importante pensar na estação do ano que seu bebê irá nascer para não cair na tentação, por exemplo, de comprar aquela roupinha linda e curta tamanho P para o seu bebê que irá nascer no inverno! 

Também é importante considerar se seu bebê precisará ir para a creche desde cedo ou se ficará mais em casa, se sua família viaja ou participa de muitos eventos sociais. Um enxoval de bebê pode ser enxuto, focado em necessidade e não em consumo.

A seguir, algumas dicas e itens essenciais para a chegada do bebê e um enxoval consciente:

  • Espaço do bebê

Nos primeiros meses, é recomendado que o bebê fique perto dos pais. Hoje temos inúmeras opções de onde colocar o bebê para dormir perto deles: berço acoplado, mini-berço, berço, moisés, entre outros. 

É importante para a saúde do bebê que o colchão não afunde quando ele deitar e que o local esteja livre. Ou seja, não é recomendado o uso de travesseiro, protetores de berço, brinquedos e almofadas.

  • Higiene

Itens úteis são termômetro, sabonete líquido, algodão, cortador de unhas e toalhas. As pomadas de assadura nem sempre são necessárias e o ideal seria usar um pouco em cima das lesões nos primeiros meses. 

É importante atentar que pomadas que contenham Nistatina não são indicadas para uso rotineiro, apenas com indicação médica. 

Também não é recomendado o uso de talcos, que podem ser aspirados pelo bebê, e produtos com cheiro forte, como perfumes, colônias e cremes perfumados.

  • Vestuário: 

Até completar 1 ano, os bebês têm um ritmo de crescimento muito acelerado. Nos primeiros meses, o bebê pode engordar até 1 Kg e crescer até 5 cm por mês. 

É importante levar isso em consideração ao comprar as roupas. Também pensar que cada bebê tem um ritmo de crescimento diferente. Alguns podem usar roupas tamanho P por alguns meses, enquanto outros por poucos dias. 

A dica é ter roupas essenciais para esse período, como os bodys, e deixar para comprar as demais peças conforme o bebê for precisando delas. 

Não é recomendado o uso de peças com pedrarias ou penduricalhos que possam cair ou machucar, assim como jóias, como pulseiras e anéis, que podem ser perigosas ao serem engolidas ou arranhar a pele sensível do bebê.

  • Segurança: 

Um item essencial é o bebê-conforto para uso em automóveis. É um equipamento obrigatório por lei e necessário para o transporte do bebê ao sair da maternidade. Importante escolher uma peça de boa qualidade e com aprovação pelo Inmetro.

  • Preparação: 

Invista em informação, como curso de amamentação, curso para gestantes, cuidados durante o parto e consultoria de amamentação. É importante que a mãe esteja preparada e amparada. O pós-parto é um período de dificuldades e emoções para a mamãe e a dica valiosa é estar preparada para este momento.

E para concluir

E, simples, na dúvida, não compre. Alguns itens podem ter a compra adiada, caso tenha muita dúvida sobre se você vai usar ou não. Tenha em mente que as lojas não irão fechar após a chegada do bebê e você pode terminar o enxoval após o nascimento dele e conforme sentir necessidade. 

 

Tatiane R. Migliorini
Pediatra e Neonatologista
RQE 17919/ 24516
CRM PR 29.238

POR Tatiane Migliorini Pediatria Geral • Puriecultura
CRM: 29238 | RQE: 17919