O atendimento domiciliar de pediatria na clínica Amare surgiu após avaliar algumas dúvidas frequentes dos pais em consultas de rotina no consultório.
Dúvidas sobre a rotina e organização da casa são comuns, como: ambiente seguro para dormir, local adequado para deixar o bebê ou a criança brincar, dúvidas práticas de introdução alimentar e preparo dos alimentos, entre tantas outras.
Com o pediatra no ambiente da família e da criança, é possível avaliar na prática essas questões.
Associado a isso, a comodidade e segurança do ambiente do lar. Tanto para o momento de pandemia que estamos vivendo quanto para evitar saídas de casa com bebês pequenos ou crianças de risco. Também pensando no conforto e rotina dos pequenos, proteção para crianças que possam estar fragilizadas por alguma doença ou situação específica de risco no momento.
As consultas são realizadas na casa da família e para isso é necessário apenas um local adequado para a criança deitar durante a consulta, como a cama ou sofá. E, se possível, um ambiente calmo e silencioso.
Os equipamentos médicos necessários para a consulta (como balança, estadiômetro, estetoscópio, entre outros) são levados pelo pediatra. A consulta é realizada da mesma forma que no consultório, inicialmente com conversa e avaliação do problema, seguida de exame físico e orientações ao final e prescrição de medicamentos, se necessário.
O pediatra também tomará todas as medidas de segurança e higiene, como uso de touca, jaleco, proteção nos pés e máscara.
Assim, o “consultório médico” é montado dentro do ambiente seguro e conhecido pela criança, auxiliando na proximidade com o pediatra, reduzindo estresses para a criança e melhorando o medo que eventualmente alguns pequenos têm da consulta médica.