14/09/2021

10 dicas para melhorar o sono das crianças

O sono é essencial para a saúde e desenvolvimento das crianças. É por meio dele que se consolidam seus aprendizados, melhora a memória, atenção, comportamento e controle emocional. 

Também vale destacar que o sono está relacionado à imunidade e a prevenção de doenças. Além disso, é neste período de descanso que o corpo libera os hormônios do crescimento, dentre outros benefícios.

Assim, o sono de má qualidade, ou insuficiente, pode acarretar em vários problemas físicos, mentais, psicológicos e comportamentais. Contudo, o sono é muito importante e não deve ser negligenciado. 

Com o objetivo de estabelecer hábitos de sono saudáveis, seguem 10 dicas para ajudar os paais a melhorar o sono dos seus filhos:

10 dicas para melhorar o sono das crianças
  1. Tenha horários regulares para dormir e acordar;
  2. Evite alimentos estimulantes, ricos em gordura e açúcar no final do dia como: refrigerantes, doces, café, chá preto, chimarrão e etc.
  1. Não use telas como celular, televisão, tablet, videogame e computador, pelo menos 2 horas antes do horário de dormir. Procure também seguir a quantidade de horas referente ao uso de tela para cada faixa etária recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

Saiba mais sobre o assunto conferindo o artigo:  Uso de telas e internet por crianças e adolescentes 

  1. Procure realizar atividades mais calmas e relaxantes no final do dia, evitando brincadeiras muito agitadas;
  1. Mantenha uma rotina de sonecas diurnas para as crianças que ainda necessitam, evitando sonecas no final da tarde no caso de crianças maiores de 1 ano;
  1. Reduza as luzes de casa e crie um ambiente confortável à medida que vai se aproximando a hora de dormir;
  1. Crie uma rotina para a hora de dormir, no qual contenha um momento agradável com os pais (ler estórias, ouvir músicas, falar como foi o seu dia entre outras);
  1. Ambientes mais frescos colaboram para a indução do sono. A temperatura ambiente ideal para o sono das crianças é entre 20 e 21°. Ajuste-a de maneira que fique agradável para o seu filho sem aquecê-lo muito;
  1. Acolha e tenha tempo de qualidade com o seu filho quando acordado. Ao encaminhá-lo para dormir, transmita segurança de que sempre estará por perto quando precisar;
  2. O hormônio da melatonina, responsável pela indução do sono, é produzido na ausência de luz.  Portanto, use da escuridão total para melhorar o sono do seu filho.
POR Patrícia Furukawa Enfermeira e consultora em aleitamento materno, sono e cuidados com o bebê.

COREN: 118748