05/03/2021

Atendimento Domiciliar em Pediatria

O atendimento domiciliar de pediatria na clínica Amare surgiu após avaliar algumas dúvidas frequentes dos pais em consultas de rotina no consultório. 

Dúvidas sobre a rotina e organização da casa são comuns, como: ambiente seguro para dormir, local adequado para deixar o bebê ou a criança brincar, dúvidas práticas de introdução alimentar e preparo dos alimentos, entre tantas outras. 

Com o pediatra no ambiente da família e da criança, é possível avaliar na prática essas questões. 

Associado a isso, a comodidade e segurança do ambiente do lar. Tanto para o momento de pandemia que estamos vivendo quanto para evitar saídas de casa com bebês pequenos ou crianças de risco. Também pensando no conforto e rotina dos pequenos, proteção para crianças que possam estar fragilizadas por alguma doença ou situação específica de risco no momento.

As consultas são realizadas na casa da família e para isso é necessário apenas um local adequado para a criança deitar durante a consulta, como a cama ou sofá. E, se possível, um ambiente calmo e silencioso. 

Os equipamentos médicos necessários para a consulta (como balança, estadiômetro, estetoscópio, entre outros) são levados pelo pediatra. A consulta é realizada da mesma forma que no consultório, inicialmente com conversa e avaliação do problema, seguida de exame físico e orientações ao final e prescrição de medicamentos, se necessário. 

O pediatra também tomará todas as medidas de segurança e higiene, como uso de touca, jaleco, proteção nos pés e máscara.

Assim, o “consultório médico” é montado dentro do ambiente seguro e conhecido pela criança, auxiliando na proximidade com o pediatra, reduzindo estresses para a criança e melhorando o medo que eventualmente alguns pequenos têm da consulta médica.

POR Tatiane Migliorini Pediatria Geral • Puriecultura
CRM: 29238 | RQE: 17919
Compartilhar