05/07/2018

Quais os cuidados com a pele da criança?

A pele é o maior órgão do corpo humano e corresponde a 15% do peso corporal. Ela funciona como uma parede de tijolos: é uma barreira que garante proteção mecânica contra agressores externos, regula a temperatura corporal e faz vigilância imunológica.

Além disso excreta substâncias, tem função tátil e previne a perda de fluidos corporais. Qualquer quebra dessa barreira pode prejudicar essas funções. Por isso a manutenção de sua integridade é de fundamental importância .

Quais as particularidades da pele da criança?

Na criança, a pele é a primeira interface com o ambiente e pode manifestar desde lesões simples sem nenhum comprometimento ou preocupação até lesões graves com comprometimento sistêmico e alto grau de preocupação.

Cuidados especiais devem ser instituídos desde o momento do nascimento na higiene e na conservação da pele, com o objetivo de prevenir agressões físicas, químicas e infecções.

Sabe-se que a pele da criança é mais vulnerável nas suas várias fases evolutivas (recém nascido pré-termo, a termo e pós-termo; lactente; criança maior ou adolescente), em relação à pele do adulto.

Assim, quanto menor a idade, maior é a imaturidade da pele, resultando em maior permeabilidade e maior risco de absorção de substâncias que podem ser tóxicas.

Portanto é muito importante redobrar os cuidados com a pele para poder minimizar a morbimortalidade associada à esse problema.

O pH da pele pode interferir no cuidado da pele da criança?

O pH normal da pele é ácido, variando entre 4 e 7, e é protetor contra micro-organismos.

Algumas substâncias utilizadas na pele podem torná-la mais alcalina, diminuindo sua atividade protetora.

Então, devido à interferência do pH no cuidado com a pele da criança, a indicação de sabonetes ou loções de limpeza que não alterem o pH normal da pele deve fazer parte das orientações de higiene infantil.

Quando devo procurar um especialista nos cuidados da pele da criança?

A pele da criança é delicada e está sujeita a uma grande quantidade de condições e doenças.

Por exemplo durante o primeiro mês de vida a pele pode apresentar lesões características dessa fase, que na maioria das vezes desaparecem sem um tratamento específico.

Portanto, a criança, desde muito pequena, demanda orientações e cuidados individualizadas para sua pele.

Deve-se estar sempre atento às lesões que nasceram com a criança e àquelas que foram aparecendo ao longo da vida.

Diante da percepção de manchas, bolinhas, bolhas ou feridas com ou sem coceira, com evolução aguda ou crônica deve-se procurar um especialista nos cuidados da pele infantil.

Esse especialista também avalia alterações que apareçam nas unhas e nos cabelos da criança.

Vale ressaltar então a importância da procura do atendimento sempre que notar modificações na pele de seu filho.

Fique atento às alterações da pele, procure um especialista na área mas não se desespere.

Muitos probleminhas na pele da criança são bem comuns. Assim uma boa orientação pode reduzir a preocupação e até sanar o problema rapidamente.

O que é necessário para indicar o cuidado correto para pele da criança?

Dados indicam que até 20% das consultas de pediatria envolvem uma condição dermatológica como o motivo primário da consulta, uma preocupação secundária ou um achado ao acaso no exame físico.

Dessa maneira, as preocupações relativas à pele são razões comuns para os pais procurarem assistência médica para seus filhos.

O profissional responsável por essa assistência deve possibilitar aos pais a segurança necessária para os cuidados com seu filho.

Inicialmente, após a entrevista e exame físico, esse profissional tentará estabelecer o correto diagnóstico da situação.

Para que isso aconteça é primordial conhecer a criança e suas peculiaridades nas suas diferentes faixas etárias.

Assim garantindo e prescrevendo cuidados com a pele que são essenciais para manutenção do bem estar físico e da auto-estima da criança.

Quais são os cuidados básicos com a pele da criança?

A higiene diária, o uso de protetores solares, a hidratação e uma alimentação saudável são alguns dos cuidados essenciais para uma pele saudável.

Considerando que algumas das substâncias para uso infantil podem ser potencialmente tóxicas e prejudiciais à pele do recém-nascido e da criança, os produtos cosméticos destinados à higiene (sabonete, shampoo, etc) e proteção ( hidratante, protetor solar, etc) e os produtos para tratamento ( pomada, gel, xarope, etc) requerem um cuidado especial na prescrição e formulação.

Como exemplo cita-se a hidratação da pele que é fundamental para a manter intacta.

Ela é realizada com hidratantes que são substâncias ricas em lipídios que amaciam e restauram a elasticidade e a homeostase da pele.

Além de benéficos nas peles ressecadas e com processos inflamatórios, os hidratantes tornam-se essencialmente importantes devido à exposição diária da pele a mudanças climáticas e agentes externos, excesso de banhos e uso de sabonetes alcalinos.

Mas a indicação deve ser feita corretamente para não trazer prejuízo à pele, como excesso de oleosidade na pele do adolescente.

Portanto uma boa avaliação da criança, na sua integralidade, possibilitará uma abordagem adequada da lesão de pele garantindo a indicação dos corretos cuidados de pele.

 

Dra. Larissa Gnoato 
Pediatra com especialização em dermatologia pediátrica
CRM: 26126 / RQE: 1107

POR Amare Pediatria Especializada