06/06/2018

O que você precisa saber sobre o Teste do Pezinho

Hoje, dia 06 de maio, é o Dia Nacional do Teste do Pezinho e os profissionais da Clínica Amare querem lembrar e destacar a importância deste importante teste de triagem neonatal.

O que é o Teste do Pezinho?

É um exame que é feito com algumas gotas de sangue retiradas do calcanhar do bebê preferencialmente após 48h de vida, antes da alta do hospital. A partir deste material investiga-se algumas doenças genéticas importantes que se forem identificadas precocemente, determinadas intervenções podem modificar e melhorar a evolução da saúde deste bebê.

Quais doenças fazem parte do Teste do Pezinho?

O teste gratuito e disponível pelo SUS abrange atualmente 6 doenças: Deficiência de Biotinidase, Hipotireoidismo congênito, Hiperplasia Adrenal Congênita, Fenilcetonúria, Fibrose Cística, Anemia Falciforme.

Este exame também pode ser feito em laboratórios particulares e podem oferecer a triagem de mais doenças como a opção ampliada ou master. .

O Teste do Pezinho é obrigatório?

Desde 1992 é obrigatório em todo o território nacional, com isso uma série de crianças puderam ter o diagnóstico e iniciar o tratamento ainda nas primeiras semanas de vida

O Teste do Pezinho deu alterado, e agora?

É importante lembrar que o teste do pezinho alterado, não significa que a criança tenha a doença. Para ter o diagnóstico das patologias sempre será um exame confirmatório.

É importante consultar o pediatra e avaliar se é necessário repetir o exame ou fazer outra sequência mais específica.

Falsos positivos são muito comuns, ou seja o exame pode dar alterado inicialmente, e com a investigação mais detalhada, não se confirmar aquela doença.

Devo repetir o Teste do Pezinho?

A instituição responsável pelo teste do pezinho no paraná orienta que ele deve ser coletado preferencialmente com 48h a 5 dias de vida. Se por algum motivo for feito antes, este exame deve ser repetido, de preferência até 5 dias de vida, após a alta.

Existem situações especiais. Se o bebê for prematuro, ou a mãe recebeu corticoide na gestação será necessário outra coleta com 1 mês de vida. Outra situação é e se o bebê recebeu transfusão de sangue após o nascimento, é indicado repetir o teste do pezinho após 90 dias de vida. E qualquer dúvida pergunte ao seu pediatra de confiança.

Existem outros testes de triagem neonatal?

Sim, o teste da orelhinha, do coraçãozinho, do olhinho, feitos antes da alta na maternidade. Importantes para detecção de outra doenças nos bebês.

POR Emylle Soligo Pediatria Geral • Puriecultura
CRM: 32250 | RQE: 20455
Compartilhar